Litecoin

A Litecoin (ou LTC) é uma nova moeda digital (também conhecida por criptomoeda) baseada na Bitcoin e que permite pagamentos instantâneos a qualquer pessoa em qualquer parte do mundo sem os longos tempos de espera e o pagamento das taxas praticadas actualmente pelos bancos nas transacções interbancárias e internacionais.

Em Março de 2013 o valor do mercado das Litecoin ultrapassou pela primeira vez os 13 milhões de dólares.


Emissão de moeda digital (minar)

Todos nós podemos rentabilizar o nosso computador ou telemóvel através da mineração de novas moedas. Para isso necessitaremos de estar registados num dos muitos pools existentes (podem encontrar os links do lado direito do nosso blog) e de ter instalado na nossa maquina um software que permita minar.
O Litecoin-Portugal apresenta um tutorial de como minar litecoins em Ubuntu e como minar litecoins em Windows.



Criptografia Litecoin

Tal como toda a critpomoeda a Litecoin usa criptografia de forma a processar as transacções, mas em vez do algoritmo SHA-256 (utilizado na bitcoin) utiliza um algoritmo baseado em scrypt. O algoritmo scrypt é mais dependente de memoria tornando a mineração CPU de novas moedas mais eficiente. Devido à utilização de um algoritmo diferente a maior parte do hardware desenvolvido especialmente para Bitcoin (por exemplo o ASIC) não deverão funcionar para minar Litcoins.



Descentralização da rede Litecoin

A LTC usa tecnologia peer-to-peer de forma a conseguir operar sem necessidade de uma autoridade central. Tanto a gestão de transacções como a emissão de moeda são realizadas em conjunto pela rede e o software utilizado na rede faz parte de uma comunidade de código aberto, possibilitando assim o seu aperfeiçoamento.


Segurança das transacções em Litecoin

De forma a conseguir garantir que alguém mal intencionado não consiga passar LTC de outras pessoas através da criação de transacções em nosso nome, a rede Litecoin usa a criptografia de uma chave publica para fazer a verificação da assinatura digital. Em cada computador e ao instalar o cliente cada pessoa terá um endereço que ficará associado a um par de chaves, uma privada e outra pública, fazendo "prova digital" que são os proprietário da carteira virtual.
Somente o dono da carteira virtual pode assinar uma transacção de forma a passar os seus LTCs para outra carteira virtual, mas qualquer pessoa pode validar a assinatura usando a chave pública do usuário.


Funcionamento da rede Litecoin

O funcionamento da rede Litecoin é em tudo semelhante ao da rede Bitcoin pelo que vos deixo aqui um grafismo de entendimento ao que realmente se passa em toda a rede: How bitcoin transaction works.


Resumindo, o sistema utilizado pela Litecoin (LTC): 
  • É seguro devido à utilização de uma chave privada e uma chave publica para transaccionar litecoins entre carteiras;
  • É descentralizado (não existe nenhum grupo, bancário ou não, que tenha o monopólio sobre o controlo desta moeda digital);
  • Não se encontra "preso" aos dólares americanos, ao euro ou a qualquer outra moeda governamental;
  • Não permite que as contas sejam taxadas ou congeladas;
  • É (relativamente) anónimo;
  • Usa taxas opcionais que podemos pagar de forma a tornar a nossa transacção ligeiramente mais rápida;
  • Permite o "comum dos mortais" emitir (minar) novas moedas através da utilização de um simples computador. 

Caso tenham achado útil e queiram realizar alguma contribuição, aqui fica o meu endereço:
LXWycwANHzmCtqr6VLmUzp1AyePEYeL8E5 

Sem comentários:

Enviar um comentário